quarta-feira, fevereiro 21

Sertanejo

Sertanejo: herói brasileiro

E é preciso fazer diferente, mas como? A coisa já havia se tornado crônica há anos, mas quando se vê o problema destruindo veias, retardando princípios éticos, morais, humanitários; dói mais. De que estou falando? Pois bem. Vamos aos fatos. A história que será relatada é conseqüência histórica de uma colônia invadida por exploradores, sanguessugas civilizados, povoada por degredados, roubada desde os primórdios, saqueada por povos de todas as raças.
Vivemos o ápice da condensação de homens públicos que vendem suas almas a qualquer um que pague com o dinheiro fruto do trabalho de cidadãos inconscientes, permanentes na ignorância que mantém o ciclo vicioso do voto comercializado, em nome da perpétua vida de miserável.
A notícia não é nova, mas pela primeira vez na história podemos sentir que a situação possui ramificações em 77% das prefeituras brasileiras. Essas ramificações traduzem corrupção de todos os tipos, da mais simples, primária aos olhos dos profissionais do planalto, aos grandes rombos que até Deus se benze!
Relatórios realizados pela Controladoria Geral da União, de junho apontam que o câncer se proliferou. Nossa pátria amada é composta por 5560 municípios, a fiscalização foi feita por amostragem, pouco mais de 10%, foram fiscalizadas apenas 780 prefeituras, dessas apenas 602 apresentaram graves irregularidades, e em pelo menos quatro municípios na Bahia (Porto Seguro, Taperoá, Cansanção e Mucuri), a CGU teve de recorrer à Polícia Federal para ter acesso aos documentos das prefeituras e garantir a segurança de seus servidores.
Onde nossos homens públicos, astutos, vis, hipócritas, bandidos, pobres almas bandidas pecam? Em licitações manipuladas, falsificação de notas fiscais, prefeitos contratam empresas de parentes para execução de serviços para o município. Quer um exemplo no nordeste? Na Bahia foram 59 prefeituras investigadas, dessas 56 apresentaram irregularidades, ou seja, 95% das prefeituras baianas investiram alto em prol de seus chefes, em nome de sua sobrevivência pacata e tranqüila, mas a coisa não está tão escancarada só na Bahia não, tem lugar muito mais descarado. De acordo com os dados oficiais, há oito Estados em que 100% das prefeituras fiscalizadas apresentaram graves problemas - Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Piauí, Sergipe, Rondônia e Roraima. Lá, eles, os donos da casa cometem os crimes a olhos vistos, o povo já nem se perplexa mais, permanecem anestesiados pela fome e carência coletiva.
Em São Paulo, o índice de irregularidade chegou a 58,2%. Só é maior do que no Acre e no Rio Grande do Sul.
Mas aí me vem uma pergunta também primária e a Lei de Responsabilidade Fiscal? - LRF (Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000) não é ela que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mediante ações em que se previnam riscos e corrijam os desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, destacando-se o planejamento, o controle, a transparência e a responsabilização, como premissas básicas. Definição bonita, não é meu caro leitor? Pois bem, essa tal lei veio para por freios nesse trem desgovernado, veio para minimizar o rombo que já havia se tornado incontrolável, mas como vocês podem confirmar, não anda dando jeito. Isso é prova de que falta muito ainda, talvez falte tudo, recomeçar, reconstruir, reescrever, replanejar, recuperar, mas deixemos de lado o reeleger... Repensemos o mal pela raiz, recuperemos nossa alto estima, nossa consciência crítica, reeduquemos nossos vícios, refaçamos nossos ideais...
Oh! Povo brasileiro pacífico, que dispa seus medos, que recupere sua liberdade, que rompa com ideologias, com paradigmas que só arrastam-nos para o breu.
O espetáculo eleitoral está em fase de montagem, daqui a alguns meses mais uma vez teremos o poder de reescrever nossa história, tão simples como abrir os olhos e agradecer ao Deus Supremo o dom da vida, tão simples quanto sentir o cheiro macio das rosas recebidas pelo amado. É você alma em evolução, é você povo sertanejo, verdadeiro herói da nação que deve reverter esse caos.
O cenário já está sendo montado, os atores são os mesmos lobos, sanguessugas históricos, raposas anciãs, cobertas de sede pelo que é alheio, pelo que não lhe pertence, o roteiro também é o mesmo, porta-a-porta, acordos entre prefeitos, reuniões a base de cochichos ao pé do ouvido, as promessas que os santos nunca cumprirão, que os demônios também...
A maquiagem pode até oscilar de tom, mas todos continuam sendo caras-de-pau, ridículos, imundos, infames, dramaturgos da corrupção!
O ingresso sofreu queda no mercado, sabe como é que é... muitas denúncias, a coisa também ganhou outro rumo... Seu voto vai sair mais barato, mas não tenha dúvida continuará valendo muito!
Os personagens nos mesmos atos, a peça que pode acabar em pizza, todos são apaixonados por pizza!
E quanto a nós, e agora me incluo como cidadã...
Que o sonho ganhe asa, fortaleça-se no sorriso do filho caçula, da grávida mais linda do mundo, da vovó que comemorou 80 anos de vida, da amiga que decidiu ser mãe solteira, que o sonho ultrapasse a velocidade da dor, da fome, da desesperança, da falta de luz, da doença, do frio...
Meu sertanejo, meu herói brasileiro, faça uma força, seque o suor da tez e volte a sonhar...
E é preciso fazer diferente, mas como?
Você sabe meu caro leitor...
É claro que você sabe...

Nenhum comentário: